segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Caminhada marca Dia Mundial em Memória às Vítimas do Trânsito.


A violência no trânsito mata todos os anos quase 1,3 milhão de pessoas no mundo, fere e incapacita mais de 50 milhões e, é a causa principal de mortes de jovens na faixa etária dos 10 aos 24 anos. Nesse triste painel, o Brasil responde por 400 mil acidentes de trânsito, que deixam 619 mil vítimas não fatais e 38 mil mortos. No Pará, esses números não são muito diferentes: de janeiro de 2008 a julho de 2011 foram mais de 4.600 mortes decorrentes de acidentes de trânsito, sendo 494 só na capital.
O número alarmante de mortes em consequência da violência no trânsito em  todo o mundo levou a Organização das Nações Unidas (ONU) a instituir, em 2005, o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes de Trânsito, comemorado em 21 de novembro. E  para a marcar a data, o Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran/PA) promove, com a ajuda de entidades parceiras, e sempre no terceiro domingo de novembro, uma programação especial com intuito de relembrar os casos de pessoas que tiveram, de alguma forma, suas vidas afetadas por estas tragédias.
Neste domingo, 18, a partir de 7h, uma caminhada sairá da Escadinha da Estação das Docas até a Praça da República, onde haverá um culto ecumênico, seguido de atividades de conscientização social com o tema “Agora é hora de aprender com o passado – vamos fazer 2011 a 2020 uma década para relembrar”. “O nosso objetivo é homenagear as vítimas fatais e lembrar as consequências do abalo emocional provocado nas famílias que têm um membro vitimado por essa tragédia, bem como estimular a sociedade a adotar medidas efetivas para a segurança viária”, pontua Alessandra Andrade, coordenadora de Educação no Trânsito do Detran

Nenhum comentário:

Postar um comentário