quinta-feira, 19 de julho de 2012

Jader propõe mutirão em defesa do Pará.

-

Jader propõe mutirão em defesa do Pará
Jader cita como entrave ao crescimento a demora na liberação das obras para a instalação da Alpa no Estado (Foto: Marcelo Lelis/Arquivo)
O senador Jader Barbalho (PMDB) defendeu esta semana, em Belém, a união de toda a sociedade paraense, com ênfase para seus governantes, as lideranças políticas e os dirigentes do setor empresarial, num grande mutirão em defesa dos interesses do Estado. Esse esforço coletivo, que deve contar com o apoio também da comunidade acadêmica, das entidades classistas e das representações sindicais de todas as categorias de trabalhadores, será direcionado, conforme a proposta do senador, para questões centrais e estruturantes, capazes de alterar radicalmente o perfil econômico do Pará.
Deixando-se trair pela irritação, o senador peemedebista afirmou que sua inquietude se acentuou diante do protocolo de intenções recentemente firmado entre o governo federal e a Vale para a continuidade de ações e obras capazes de viabilizar o projeto de implantação da siderúrgica Alpa (Aços Laminados do Pará) no município de Marabá. Esse protocolo foi assinado no dia 21 de maio deste ano, em Brasília, e envolve, pelo governo federal, nada menos que sete ministérios – Planejamento, Transportes, Minas e Energia, Meio Ambiente, Integração Nacional e Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.
Para o senador Jader Barbalho, esse protocolo, ao invés de trazer ânimo aos paraenses, deve ser visto com desconfiança, já que representa um claro retrocesso. Ele lembra que, em março de 2008, em solenidade realizada no Palácio do Planalto, o então presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou, como decisão já tomada, a construção de uma grande siderúrgica no município de Marabá. Ao ato estiveram presentes a ministra (hoje presidente) Dilma Rousseff, o presidente da Vale, na época, Roger Agnelli, e a então governadora do Pará, Ana Júlia Carepa. Na época, foram firmados compromissos que, permanecem até hoje no papel, retardando – e até aqui inviabilizando – a materialização do empreendimento.
Jader se mostra inconformado ao lembrar que, quatro anos depois de ser anunciado o projeto da siderúrgica como fato consumado, sejam os paraenses obrigados a se contentar agora com as incertezas de um simples protocolo de intenções. Seu inconformismo, aliás, foi traduzido já nesta semana em requerimento apresentado à Mesa Diretora do Senado para que sejam solicitadas informações à ministra do Planejamento, Miriam Belchior, sobre as providências já implementadas, do tal protocolo. Da mesma forma, ele quer conhecer também o possível cronograma das pendências ainda existentes para ser materializado o projeto da Alpa.(Diário do Pará

Nenhum comentário:

Postar um comentário