quinta-feira, 19 de julho de 2012

Belém e o Brasil lamenta o acidente ocorrido no último dia 06 no interior do Paraná.


Corpos de vítimas de acidente chegam a Belém em avião da FAB

Cristino Martins/Ag. Pará
Familiares das vítimas foram à Base Aérea de Belém para receber os corpos. Trabalho teve apoio do Estado e da Cruz Vermelha.
Cristino Martins/Ag. Pará
Caixões com os corpos das dez vítimas mortas no acidente no Paraná foram entregues às famílias, com assistência do governo do Estado

Os corpos dos dez estudantes paraenses mortos no acidente ocorrido na última segunda-feira (16), no interior do Paraná, foram entregues às famílias, em Belém, na tarde desta quarta-feira (18). O avião da Força Aérea Brasileira (FAB), solicitado pelo governo do Estado, pousou na Base Aérea da capital por volta das 14h30. Oficiais do Corpo de Bombeiros ajudaram no desembarque dos caixões e na acomodação de cada um nos carros funerários. Cada caixão seguiu para o local do velório decidido por cada família. O governo do Estado presta assistência a todos os familiares das vítimas.
O desembarque dos corpos foi facilitado pelo trabalho de identificação de cada vítima, feito ainda no Paraná, com a ajuda da Polícia Civil do Pará, que encaminhou as identidades dos estudantes para o Instituto Médico Legal (IML) daquele Estado. O secretário adjunto de Segurança Pública e Defesa Social do Estado, Cláudio Lima, que acompanhou todos os trabalhos na Base Aérea, disse que o governo do Estado está prestando todo o apoio para minimizar a dor das famílias neste momento. Também acompanharam o desembarque dos caixões o comandante do Corpo de Bombeiros, Hilberto Figueiredo, o diretor do Centro de Perícias Científicas Renato Chaves, Orlando Salgado, e o secretário de Saúde Pública, Helio Franco.
“O trabalho de identificação dos corpos foi feito pelo IML de Ponta Grossa, no Paraná, com a colaboração do IML do Pará. Também foram destacados para Curitiba representantes da Defesa Civil Estadual e do Corpo de Bombeiros, para auxiliar as equipes locais. O governador Simão Jatene também conversou, por telefone, com o governador do Paraná, Beto Richa, que garantiu completa assistência médica e psicológica às vítimas do acidente, a maioria estudantes. Enviamos também para o Paraná oficiais do Corpo de Bombeiros para acompanhar o traslado dos corpos, bem como mantivemos contato direto com o IML de lá para garantir agilidade no processo de identificação e liberação dos corpos”, informou Cláudio.
Segundo o secretário, além de prestar assistência na logística de identificação, liberação e traslado dos corpos para o Pará, o Estado providenciou, por meio das secretarias de Estado de Assistências Social (Seas) e de Saúde Pública (Sespa), todo o apoio necessário para as famílias, como atendimento médico e psicológico. O governo também colocou à disposição das famílias o auditório da Universidade Estadual do Pará (Uepa) para o velório das vitimas, mas os familiares optaram por cerimônias individuais.
Enquanto aguardavam a chegada da aeronave, familiares e amigos das vítimas recebiam apoio de profissionais de saúde do Hospital Ofir Loyola e da Defesa Civil do Estado. Segundo a coordenadora do núcleo de Psicologia do hospital, Rivolnilda Graim, que acompanhou os trabalhos junto às famílias, o apoio psicológico neste momento é importante. “A gente busca confortar as famílias neste momento da perda, fazendo com que compreendam melhor a dor. Cada pessoa precisa aceitar esse acontecimento, apesar das circunstâncias”, disse.
Além de prestar apoio às famílias dos estudantes mortos, em Belém um grupo formado por dez psicólogos, um médico e dois técnicos de enfermagem do Ofir Loyola, além de cinco socorristas da Cruz Vermelha, oferece atendimento e suporte aos familiares dos 15 estudantes que continuam internados em hospitais do interior do Paraná.
Na aeronave da FAB veio também um dos sócios da empresa de turismo dona do ônibus. O outro responsável pela empresa, Alexsandro Rocha, estava na Base Aérea em contato com as famílias, que, garantiu, recebem apoio financeiro e logístico para os velórios e enterros. A partir de agora, serão tomadas as medidas administrativas para garantir o pagamento do seguro viagem e do seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre (Dpvat)

Nenhum comentário:

Postar um comentário