terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Paratur certifica concluintes de plano de qualificação no Marajó

A Companhia Paraense de Turismo (Paratur), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), faz nesta quarta-feira (21) a solenidade de entrega de certificados aos concluintes dos cursos do Plano Emergencial de Qualificação Profissional do Turismo. A capacitação contemplou 73 pessoas no município de Soure e 94 em Salvaterra, no pólo turístico do Marajó.

Em Soure os cursos oferecidos pela Paratur foram na área de gestão de negócios, inglês básico, garçom e qualidade no atendimento, resultado de uma parceria com o Senar e Associação dos Profissionais em Recursos Humanos (APRH). A solenidade de entrega acontece na Câmara de Vereadores de Soure, às 10 horas. O Grupo de Carimbó “Os Aruá” se apresenta na programação do evento.

No município de Salvaterra a solenidade de entrega dos certificados acontece às 14h30, na Pousada Havana, localizada na avenida Beira Mar. A certificação será voltada aos 94 concluintes nos cursos de qualidade no atendimento, elaboração de roteiros turísticos, noções de hotelaria e gestão de negócios, resultado da parceria entre Paratur, Senar e Prefeitura de Salvaterra. O grupo “Paracauari” faz apresentação cultural na programação de entrega dos certificados aos 94 profissionais qualificados em Salvaterra.

Segundo o presidente da Paratur, Adenauer Góes, o Plano Emergencial de Qualificação garante investimentos que inicialmente somam cerca de R$ 300 mil para qualificação de mais de 1.330 pessoas que atuam na cadeia produtiva do turismo em diversos segmentos, totalizando 62 turmas e 31 modalidades de cursos, voltados à capital e mais 15 municípios.

O plano de qualificação é resultado de uma parceria feita pela Paratur, Escola de Governo do Estado (EGPA), Senar e APRH. Pelo plano já foram certificados 95 profissionais em Bragança, 74 em Marapanim, 80 em Curuçá, 40 em Quatipuru, 60 em Parauapebas, 80 em Marabá, 85 em Vigia, 70 em Belém, 63 em Santarém e 58 em Paragominas.

A solenidade de entrega aos concluintes dos cursos de qualificação profissional do turismo em Salinópolis acontece no início de janeiro de 2012. Cerca de 10.280 profissionais que atuam direta e indiretamente na área do turismo em 68 municípios do Pará devem passar por algum tipo de qualificação entre 2012 e 2015, por meio do Programa Estadual de Qualificação do Turismo (Peqtur), lançado no último dia 31 pela Paratur.



Fonte: Paratur

Nenhum comentário:

Postar um comentário