A cobra grande, o boto e os brinquedos de miriti tomaram conta do anfiteatro do Parque da Residência nesta terça-feira (4), ao som de muito carimbó, com o grupo Frutos do Pará. O show aconteceu dentro da programação do projeto “Nazaré em todo o canto”, do governo do Estado. O pequeno Paulo Júnior, de apenas 9 anos, um dos integrantes do conjunto musical, estava animado com a apresentação. “Gosto muito de dançar e é muito bom fazer isso nesse lugar, que é lindo”, disse.
A dançarina Nazaré Azevedo e o músico Paulo Oliveira comemoravam a volta do projeto, que ficou quatro anos parado. “Estamos muito felizes. A gente se apresentou nas outras edições do projeto. Estávamos com saudades deste evento, que é tão importante para divulgar nosso trabalho”, disse Nazaré. “É até injusto com a nossa cultura e com o público extinguir um projeto como esse, pois a melhor maneira de conhecer os costumes de um povo é pela cultura.”, completou Paulo.
Após a apresentação do grupo Frutos do Pará, começou o show de Lu Guedes, com a Orquestra Eletrônica, no palco do teatro Estação Gasômetro. O show teve uma proposta moderna, unindo músicas tradicionais ao som de instrumentos como violoncelo, violino e guitarra distorcida – tudo isso sob a doce voz da cantora. Na plateia, muitos artistas, que foram conferir o resultado dessa mistura. Entre eles o músico Manoel Cordeiro, que também será atração no projeto, nesta quarta (5) e sexta-feira (7).
“Quando cheguei, encontrei vários artistas. Quando um artista vai ao show de outro, percebe que está no caminho certo”, disse o músico, que também destacou o projeto como um dos fios condutores para a cristalização da música paraense. “O Nazaré em todo canto é importante como formação de plateia, para divulgação dos nossos artistas e para elevar a nossa auto-estima. Espero que tenha vida longa”, afirmou.
Depois de ficar quatro anos parado, o projeto “Nazaré em todo canto”, promovido pela Secult, volta com 22 shows e mais de 300 artistas envolvidos em apresentações no Parque da Residência, Estação das Docas e Casa das Onze Janelas. Todas as apresentações têm entrada franca e acontecem durante a semana do Círio de Nazaré. O objetivo é a difusão da cultura local durante o período da maior festa do povo paraense.
“Aproveitamos o período do Círio para expor um dos nossos principais produtos culturais, que é a música. Nossos artistas tocam em grandes palcos, em uma época que a cidade está cheia. Uma atração tanto para os moradores quanto para os turistas que estão em Belém”, diz um dos coordenadores do projeto, Leonardo Santos. As atrações são diversificadas: música instrumental, apresentações folclóricas e shows de artistas consagrados. O “Nazaré em todo canto” acontece até domingo (10). A programação completa está no site http://www.secult.pa.gov.br/.
quarta-feira, 5 de outubro de 2011
Grupo Frutos do Pará leva carimbó ao projeto "Nazaré em todo canto"
Postado por
Programa Açaí Vip
às
19:23
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário