quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Atendimento de saúde aos romeiros está garantido durante o Círio

Para garantir o atendimento contínuo de urgência e emergência nos postos de pronto-atendimento montados no percurso das procissões da Trasladação e do Círio, equipes da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), através do Departamento de Urgência e Emergência (Deue) e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) estarão presentes em pontos estratégicos previamente estabelecidos durante a festa religiosa. O trabalho será reforçado pela parceria com a Defesa Civil Municipal.

Desmaios, alterações da pressão arterial e desgaste físico são as ocorrências mais comuns decorrentes do longo percurso das romarias e também das altas temperaturas, Para a Trasladação, serão montados seis postos de pronto-atendimento, e para a grande procissão de domingo, oito. Caberá à Sesma disponibilizar recursos humanos (médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e pessoal de apoio), medicamentos e materiais técnicos necessários à Operação Círio 2011.

Segundo Zuleide Soares, do Deue, os romeiros podem ficar despreocupados em relação ao atendimento de urgência e emergência. “A Sesma vai trabalhar para garantir que não haja nenhum problema no atendimento dos romeiros durantes as duas principais procissões do Círio.”, afirma.

A secretária municipal de Saúde, Sylvia Santos afirma que a Prefeitura de Belém não poupou esforços para que o Círio de todas as famílias da capital seja tranqüilo e cheio de saúde. “O Samu de Belém estará a postos nas romarias, implantaremos reforços profissionais em nossos Hospitais Municipais de Pronto Socorro dos bairros do Umarizal e Guamá. As famílias de Belém podem estar seguras de que faremos tudo para dará total cobertura à população e em especial aos romeiros que participam de nossas belas procissões de fé, para que o Círio de 2011 seja especial e inesquecível para todos nós”, concluiu.

Nos Hospitais de Prontos Socorros Municipais, está planejado reforço técnico da equipe com os seguintes profissionais: médicos (cooperativa), enfermeiros, técnicos em enfermagem, e pessoal de apoio (maqueiros). Serão utilizadas duas ambulâncias tipo USA (Unidade de Suporte Avançado) e quatro tipos USB (Unidade de Suporte Básico) acompanhando todos os percursos, e uma Ambulancha tipo USA acompanhando a romaria fluvial.
           
A operação Círio 2011 mobilizará um total de 15 médicos, 15 enfermeiros, 28 técnicos de Enfermagem, dois motoristas e apoio administrativo, que atenderão nos seguintes postos:

Trasladação – Dia 08/10/2011

1.  Posto Clube do Remo – Av. Nazaré entre Quintino e Generalíssimo
2.  Posto SEMAD – Av. Nazaré esquina com Quintino Bocaiúva
3.  Posto Casa da linguagem – Av. Assis de Vasconcelos eqüina com a Av. Nazaré
4.  Posto Ministério da Fazenda – Trav. Gaspar Viana com Presidente Vargas
5.  Posto Solar da beira – Trav. Castilho França
6.  Posto Sede da Fumbel – Av. Dr. Assis em frente à Praça Caetano Brandão
                 

Círio – Dia 09/10/2011

1.  Posto Sede da Fumbel – Av. Dr. Assis em frente à Praça Caetano Brandão
2.  Posto Solar da beira – Trav. Castilho França
3.  Posto Ministério da Fazenda – Trav. Gaspar Viana com Presidente Vargas
4.  Posto Estacionamento dos Correios – Trav. O de Almeida com Av. Presidente Vargas
5.  Posto Casa da linguagem – Av. Assis de Vasconcelos esquina com a Av. Nazaré
6.  Posto Semad – Av. Nazaré esquina com Quintino Bocaiúva
7.  Posto Clube do Remo – Av. Nazaré entre Quintino e Generalíssimo
8.  Posto Estacionamento Restaurante Avenida -  Trav. Generalíssimo com Av. Nazaré e Av. Braz de Aguiar

Nenhum comentário:

Postar um comentário