segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Pequenas recompensas podem estimular crianças a comer legumes, diz estudo

Fazer com que os filhos comam cinco porções diárias de frutas e legumes, como recomendam os médicos, pode ser uma tarefa difícil para qualquer mãe.  Pesquisadores da University College London parecem ter encontrado a solução para o problema. Recém-publicado no “American Journal of Clinical Nutrition”, o estudo indica que pequenas recompensas podem ter mais sucesso do que elogios verbais na aceitação de novos alimentos.

Segundo os cientistas, crianças de 3 e 4 anos de idade, que já tinham dito não gostar de um vegetal, mudaram de ideia gradualmente após ganhar um adesivo como forma de incentivo, inserindo o alimento na rotina. Eles também dobraram a ingestão, indo de uma média de 5g de legumes por dia no início para cerca de 10g até o final da pesquisa.

Após recompensas, crianças mudam de opinião sobre legumes
Três meses depois, as crianças que receberam recompensas ainda mostraram estar dispostas a comer mais de uma vez os legumes apresentados pelos pais. Por outro lado, as crianças que receberam elogios verbais continuaram não experimentando ou incorporando verduras e legumes ao cardápio.

A pesquisa analisou a rotina e os hábitos alimentares de 173 famílias, que foram divididas em dois grupos. Uma parte deveria elogiar verbalmente seus filhos quando comessem legumes, enquanto a outra metade foi instruída a recompensá-los com adesivos. Durante o estudo, os pais ofereceram aos filhos, durante 12 dias, pequenas porções de cenoura, aipo, pepino, pimentão, ervilha e repolho.

Os cientistas recomendam que os pais considerem utilizar pequenas recompensas não alimentares após a degustação diária de pequenos pedaços de legumes. Eles alertam sobre a necessidade de estudos mais profundos. Pesquisas anteriores sugerem que o esquema de recompensas pode não ser tão eficaz, já que fez com que crianças perdessem o interesse em legumes que já gostavam.´


Fonte: GNT

Nenhum comentário:

Postar um comentário