sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Vice-governador ministra palestra em encontro empresarial

Um espaço para o debate de temas atuais e de relevância sobre o mercado paraense para o próximo ano. Assim se configurou o Seminário de Tendências de Mercado, realizado na noite da última quinta-feira, 27, no Hotel Hilton. O evento reuniu o empresariado local e contou com a presença do vice-governador Helenilson Pontes, que ministrou a palestra "Desafios do Pará", onde expôs um panorama da atual situação social, econômica e ambiental do Estado.

“Só se pode falar em mercado a partir de uma sociedade formada por consumidores, não há mercado sem pessoas com condições de adquirir bens e serviços. E para entender o consumo do Estado é preciso entender, antes de tudo, a atual situação econômica e social do Pará, cujo maior desafio hoje é o combate às desigualdades. E para termos uma sociedade mais igual, mais justa, é preciso garantir à população mais condições de acessibilidade”, afirmou o vice-governador.

Com base no mapa da exclusão social, elaborado pelo Instituto de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental do Pará (Idesp), Helenilson citou que 40% dos paraenses vivem com renda mensal abaixo de R$ 70. "Só no arquipélago do Marajó, 38% da população vive nessa condição. E o combate à desigualdade passa justamente pelo enfrentamento dessa realidade, por meio de oportunidade ambiental, territorial, mineral e tributária, que nos abrem caminhos para a superação desse desafio”, afirmou.

Segundo Nara D´Oliveira, diretora da Gestor Consultoria, que promove o evento, o encontro já é considerado uma bússola para os empresários paraenses, pois produz informação confiável e atualizada sobre o cenário econômico do Pará no contexto do país. "O que discutimos e propomos aqui servirá como uma ferramenta para que o empresariado paraense possa formular suas estratégias, suas ações de enfrentamento aos possíveis desafios”, explica.

Voltado para empresários e demais interessados nas tendências dos setores de varejo e da indústria paraense, o seminário ainda contou com palestras do coordenador do Programa de Fornecedores do Pará, vinculado à Federação das Indústrias do Pará (Fiepa), Luiz Pinto Júnior, do superintendente do Shopping Pátio Belém, Tony Bonna, e do doutor em Economia pela University of Chicago, Cláudio Contador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário