terça-feira, 27 de setembro de 2011

Sardinha, aveia, berinjela, abacate e suco de uva fazem bem ao coração

Depois de abordar, na semana passada, os benefícios de alimentos como tomate, azeite, chocolate amargo, linhaça e castanhas, o Bem Estar desta terça-feira (27) destacou outros cinco itens que podem fazer a diferença na sua dieta e no seu coração: sardinha, aveia, berinjela, abacate e suco de uva.

O cardiologista Roberto Kalil e a nutricionista Fernanda Pisciolaro explicaram a importância de uma alimentação saudável para viver mais e melhor, livre de problemas como infarto e derrame cerebral. Esses “amigos do coração” também têm a capacidade de melhorar a pressão arterial, o colesterol, os triglicérides, a circulação sanguínea e o peso.

Os especialistas indicaram a quantidade diária ideal para cada grupo de nutrientes. Isso porque a diferença entre veneno e remédio está sempre na dose.


O programa mostrou, ainda, os benefícios do alho e da cebola para o coração. O primeiro apresenta compostos sulfurados, nutrientes que reduzem a pressão arterial e impedem que o colesterol grude nas paredes das artérias. Já a cebola diminui a formação de placas de gordura que causam a obstrução dos vasos sanguíneos.

Outras dicas para comer melhor são: usar menos sal, preferir arroz integral e frango sem gordura, e incluir linhaça e suco de soja na dieta.

Dá para fazer o suco de uva vermelha em casa, no liquidificador ou em uma centrífuga. No liquidificador, o suco fica diferente do integral e oxida com mais facilidade – por isso, é bom tomar em até meia hora. É só bater as uvas, sem os cabinhos. Mas vale lembrar que uma parte importante na ativação do resveratrol é a fermentação; portanto, o suco integral ainda é a melhor opção comparada ao natural ou ao consumo da fruta fresca.

O chefe de cozinha Sergio Arno, que também esteve presente no Bem Estar, ensinou uma receita de massa integral ao forno, com tomate cereja, cebolinha e ervas, que devem ser frescas e podem substituir o sal. Confira abaixo:

Tagliatelle integral ao forno

Ingredientes

250 g de tagliatelle integral
36 tomatinhos cereja
18 cebolinhas
2 colheres de sobremesa de mistura de ervas frescas (tomilho, orégano, alecrim e manjericão)
8 dentes de alho inteiros e levemente amassados
10 colheres de azeite
Sal a gosto
Pimenta do reino moída na hora
1/2 pimenta dedo de moça sem semente e picada
100 g de tirinhas de queijo de soja (tofu) defumado (opcional)
Água para ferver a massa
Sal grosso para salgar a água da massa
Cebolinha francesa para decorar o prato (opcional)
Queijo parmesão ralado a gosto (opcional)

Modo de fazer

Lave os tomatinhos, corte-os pela metade e reserve. Descasque as cebolinhas e corte-as pela metade. Em uma assadeira, coloque as cebolinhas, o azeite, o sal e a pimenta do reino. Leve ao forno por 20 minutos, a 160 graus.

Depois, acrescente na mesma assadeira os tomatinhos, as ervas picadas e acerte o sal. Deixe no forno por mais 12 minutos.
Retire a cebola e o tomate da assadeira e transfira o azeite para uma frigideira grande. Coloque a pimenta de dedo de moça e o alho até dourar. Acrescente os tomatinhos, a cebolinha e as ervas, e aqueça bem.

Cozinhe a massa al dente, escorra, despeje na frigideira e mexa bem. Por último, jogue o queijo defumado. Na hora de servir, polvilhe a cebolinha francesa e o queijo parmesão.

Rendimento
4 pessoas

Nenhum comentário:

Postar um comentário