sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Emater-PA é eleita a quinta melhor empresa de Desenvolvimento Agropecuário do Brasil

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) foi eleita pela revista Globo Rural como a quinta melhor do setor de “Desenvolvimento Agropecuário” no Brasil inteiro. A premiação, promovida pelas Organizações Globo, lista “as dez melhores do setor” e está publicada no Anuário do Agronegócio 2011, já nas bancas e bibliotecas de todo o país.

Lançado pela primeira vez em 2005, o Anuário reúne as 500 maiores empresas do agronegócio em nível nacional e as 10 melhores empresas de 30 segmentos. O resultado é alcançado a partir de pesquisa e análise criteriosas, que levam em conta orçamento, projetos, crédito e assistência real ao produtor, entre outros indicativos. Essa é a segunda vez em que a Emater recebe destaque na disputa: a primeira foi em 2006, também no contexto de “Desenvolvimento Agropecuário”.

“Ser hoje a quinta melhor do país é  uma conquista inestimável, principalmente em um primeiro ano de gestão. Em janeiro encontramos uma Emater desestruturada, mas impressionantemente conseguimos chegar a dezembro com a Empresa renovada, de atuação superqualificada e reconhecimento nacional”, comemora a presidente da Emater, Cleide Amorim - a primeira mulher a assumir o cargo em 46 anos de existência do órgão e a primeira mulher, em 43 anos.

Segundo Amorim, ainda, a trajetória da Emater a partir deste ano significa o cumprimento das metas e diretrizes estabelecidas pelo governo do estado rumo às condições de “referência nacional” e “órgão de excelência”, visadas pelo governador Simão Jatene desde a posse. “Já na Agenda Mínima, anunciada no começo de 2011, o governador dispôs 30 milhões de reais para a revitalização da Emater”, lembra Amorim. Inclusive, o Relatório Anual de Gestão, com todas as informações sobre o processo de reestruturação e ampliação da Emater, será divulgado pela diretoria executiva até o fim deste mês, sob um inédito formato de revista.

Atualmente, a Emater possui mais de 1.100 funcionários presentes em todos os 144 municípios paraenses. Os especialistas atuam por meio de 12 escritórios regionais, 143 escritórios locais, um posto avançado e uma unidade didático-agroecológica. São cerca de 140 mil famílias atendidas ao ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário