quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Paratur, Sagri, Emater e Faepa assinam convênio para fortalecer turismo rural

O Pará tem uma forte vocação para o turismo rural, tendo em vista os diversos setores voltados para o agronegócio. Nesta sexta-feira, 21, a Companhia Paraense de Turismo (Paratur) dá mais um passo para fortalecer esse segmento, ao assinar um termo de cooperação técnica com a Secretaria de Estado de Agricultura (Sagri), Federação da Agricultura do Pará (Faepa) e Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado (Emater), visando fortalecimento do turismo rural nos 144 municípios paraenses.

O presidente da Paratur, Adenauer Góes, explica que essa parceria vem ao encontro de outras iniciativas já feitas no sentido do aproveitamento de fazendas e outros empreendimentos, assim como da promoção de feiras, leilões, exposições, festivais e outros eventos com foco na atração de turistas.

“Já temos bons exemplos no Marajó, em Tracuateua, em Vigia de Nazaré e outros municípios do Pará onde as duas atividades estão associadas e com bons resultados. Esta parceria com Sagri, Faepa e Emater, que atuam na área rural em várias frentes, sem dúvida vai tornar a atividade cada vez mais forte no Pará”, afirma Adenauer, que está desde o dia 19 no Riocentro, Rio de Janeiro, coordenando a participação do Pará no 39º Congresso Brasileiro das Agências de Viagens, evento considerado o maior e mais importante da América Latina, reunindo mais de 28 mil profissionais do ramo de agências de viagens.

A assinatura do convênio será no Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, durante a abertura do Frutal Amazônia e Flor Pará, com participação do ministro do Desenvolvimento Agrário, Afonso Florence. Na ocasião o ministro lança o Plano Safra 2011/ 2012, programa federal que destina ao Pará R$ 500 milhões para as linhas de custeio, investimento e comercialização do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). Os contratos vão beneficiar 55 mil agricultores familiares no Estado.

Para o Ministério do Turismo o turismo rural “é o conjunto de atividades turísticas desenvolvidas no meio rural, comprometido com a produção agropecuária, agregando valor a produtos e serviços, resgatando e promovendo o patrimônio cultural e natural da comunidade”. Além do turismo rural a parceria da Paratur com a Sagri, Faepa e Emater também garantirá ações integradas no âmbito do Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur), que prevê investimentos de US$ 44 milhões para o Pará nos próximos anos. A ideia é, com a parceria, beneficiar pequenos, médios e grandes produtores rurais, a partir da cadeia produtiva do turismo. Assinam o termo de cooperação Adenauer Góes, presidente da Paratur; Hildegardo Nunes, titular da Sagri; Cleide Oliveira, presidente da Emater e Carlos Xavier, presidente da Faepa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário