Nesta terça-feira, 20, os órgãos envolvidos na organização do clássico Brasil e Argentina vão simular o esquema que deverá garantir a segurança e a mobilidade do público da partida, bem como a dos jogadores das seleções, que chegam a Belém no dia 26, para jogar no dia 28, no Estádio Olímpico do Pará, o Mangueirão. A simulação irá acontecer a partir das 17h30, no estádio, e contará com a participação dos órgãos do Sistema de Segurança Pública do Estado, como as polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros, além do Detran e outros envolvidos.
A segurança é um dos pontos principais que serão testados nesta terça. Mais de 1.200 homens do sistema de segurança do Estado devem atuar no dia do clássico. Na simulação, serão definidos os pontos de atuação, com o posicionamento dos efetivos, de acordo com o planejamento estratégico que já foi realizado pelo Estado. Uma varredura um dia antes do evento, pelo Comando de Operações Especiais (COE), no entorno do Mangueirão e dentro do próprio estádio, deverá garantir a execução do planejamento. A partir deste momento, a PM manterá guarnições fixas no local, garantindo a segurança.
O esquema de segurança também envolve os atendimentos médicos de urgência e emergência, que serão coordenados pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) e pelo Corpo de Bombeiros do Estado. Durante a simulação serão realizados testes de atendimentos deste tipo, além de definirem os pontos onde estarão instaladas as unidades móveis de urgência. Só o Corpo de Bombeiros manterá quatro hospitais de campanha – dois dentro do estádio e outros dois fora.
Um ponto que também será avaliado durante a simulação é o do tráfego de veículos. O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) está conduzindo um estudo, que observa a intensidade do trânsito nas vias de acesso ao Mangueirão. Durante a simulação, as equipes verificarão a viabilidade de locomoção nessas vias, aprovando medidas que já foram pré-estabelecidas, como a alteração de sentido de algumas ruas.
Para garantir um controle maior de todo o evento, o Estado instalará no Detran uma Sala de Situações. O espaço reunirá um representante de cada órgão envolvido no planejamento do jogo, a fim de demandar uma ação integrada em caso de emergência. Este tipo de planejamento segue o mesmo padrão de segurança de grandes acontecimentos, como o aplicado à Copa do Mundo de futebol.
segunda-feira, 19 de setembro de 2011
Esquema de segurança para Brasil e Argentina é testado nesta terça-feira
Postado por
Programa Açaí Vip
às
17:31
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Marcadores:
Belém,
Entrenimento,
Esporte
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário