quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Confusão no Bettina.

-Tumulto na distribuição de senhas gera discussão entre pacientes e funcionários

Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza (HUBFS) da Universidade Federal do Pará (UFPA) teve mais um dia de confusão na distribuição de senhas para agendamento de consultas, na manhã de ontem. Alguns pacientes chegaram a trocar agressões físicas para defender suas posições da fila de espera. Muitos usuários reclamaram do tratamento oferecido por um dos funcionários aos idosos, o que aumentou ainda mais a confusão no local. A direção do HUBFS afirmou que medidas serão tomadas para que o problema não se repita.
O tumulto começou quando a fila única foi dividida por especialidade. 'Estava tudo muito tranquilo, até um funcionário anunciar que as senhas para o atendimento de otorrino seriam feitas em uma fila separada. As pessoas correram para fazer a outra fila. Depois disseram que seria como estava antes, mas, neste momento, ninguém mais obedecia à ordem de chegada', explicou a aposentada Efigênia Miranda, 66 anos. Alguns pacientes chegaram a trocar socos e tapas, para tentar garantir um lugar melhor na fila. Por volta das 8h30, seguranças da UFPA mediaram os conflitos e tentaram acalmar os ânimos na recepção do hospital.
Outra questão colocada pelos pacientes foi o desrespeito à prioridade de idosos e portadores de deficiência no local. 'O Estatuto do Idoso garante a preferência, mas aqui ela não é respeitada. Você vê dezenas de idosos correndo para tentar segurar seus atendimentos e isso é indigno ', desabafou o comerciante Jorge Dário Oliveira, 53 anos, que acompanhava a mãe aposentada, de 73.
Um dos funcionários, identificado apenas como 'Jorge' pelos presentes, foi acusado de agressividade excessiva no trato com os idosos. 'Uma das senhoras foi questionar com ele que ela era a primeira da fila e ele chamou a senhora de mentirosa e foi muito ríspido com ela. Foi constrangedor para nós, que assistimos a cena, imagino como ela se sentiu', disse a dona de casa Suely Torres, 45 anos. A ouvidora do HBFS, Auxiliadora Lisboa, pediu a todos que se sentirem mal tratados, que formalizem uma queixa na Ouvidoria do hospital.
A direção do HBFS explicou, por meio de nota, que a agenda para marcação de exames e consultas de retorno nas especialidades de Otorrinolaringologia e Oftalmologia para os meses de outubro, novembro e dezembro abriu na última segunda-feira, 10. Por conta disso, houve elevada demanda de pessoas na fila de espera ontem. O Hospital Bettina esclarece que, para agilizar e diminuir a longa fila de espera, a partir de hoje, ampliará a marcação desses procedimentos para os três meses e distribuirá, pela manhã, 100 fichas para Otorrinolaringologia e 100 para Oftalmologia. À tarde, são 70 para Otorrinolaringologia e 70 para Oftalmologia. Além disso, disponibilizará atendente para pessoas com prioridade - o servidor ainda não havia, uma vez que os idosos são, pelo menos, 70% dos pacientes atendidos nessas áreas na instituição.

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