terça-feira, 14 de agosto de 2012

Simão Jatene inaugura unidade de Oncologia do Hospital Barros Barreto.



Antônio Silva/Ag. Pará
O serviço funciona no Hospital Universitário João de Barros Barreto

    Da Redação
    Agência Pará de Notícias
    Atualizado em 14/08/2012 às 10:11

    O governador Simão Jatene inaugura, nesta terça-feira (14), às 8h30, a Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) do Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB), ampliando a atenção oncológica no Estado e descentralizando o atendimento do Hospital Ophir Loyola (HOL). O novo serviço conta com apoio da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) e tem a capacidade inicial de atender até 300 casos novos de câncer por mês. A nova Unidade vai trabalhar com Oncologia Clínica, Cirurgia, Radioterapia e Quimioterapia, que serão oferecidos gradativamente, começando pelo atendimento de pacientes com tumores sólidos de esôfago, estômago, colon, reto, ânus, pâncreas, vias biliares e fígado.
    Em seguida, ampliará para os casos de câncer de mama, uroginecólogicos, urológicos e patologias do tecido osteo-conjuntivo. A Unacon não atenderá a patologias do sistema nervoso cerebral, doenças mielo-proliferáticas e nem Pediatria. A Unacon atuará também na área de ensino e pesquisa, incluindo o Doutorado em Oncologia e o Mestrado em Oncologia e Ciências Médicas, que já estão em andamento.
    Para viabilizar o funcionamento da Unidade, a Sespa firmou convênio com a Universidade Federal do Pará (UFPA) para o repasse de recursos no valor de R$ 2,1 milhões para manutenção dos serviços pelo período de um ano e disponibilizou servidores concursados e contratados por seis meses. Mesmo antes da inauguração, a unidade já vem fazendo atendimento de pacientes com câncer desde o mês de maio, quando foram realizadas as primeiras quimioterapias em dois pacientes internados na Clínica de Infectologia do Hospital. Até o momento, 17 pacientes passaram por quimioterapia nas novas instalações da Unacon e 15 continuam em atendimento no serviço. A Radioterapia também já está pronta para receber pacientes, uma vez que já recebeu autorização da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) para funcionar e dispõe de uma equipe formada por um médico-físico, oncologistas e radioterapeutas.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário