sexta-feira, 8 de junho de 2012

O município de Ponta de Pedras, ganha projeto patrimonial para o Círio..



05/06/2012 - Círio de Ponta de Pedras garantido como patrimônio imaterial do Pará 

Os deputados aprovaram veto parcial interposto pelo governador Simão Jatene, aos artigos segundo e quarto do projeto, de autoria do deputado Fernando Coimbra (PSD), que declarou o Círio de Nossa Senhora da Conceição, realizada na cidade de Ponta de Pedras, como Patrimônio Imaterial, Histórico e Cultural do Estado do Pará, na sessão desta terça-feira (05.06).

Para o Executivo Estadual os artigos referidos tornavam o projeto inconstitucional, por colidirem com a Constituição Estadual, que proíbe que projetos de lei de origem parlamentar confiram atribuições a órgãos e entidades da administração pública estadual, cuja matéria seja de iniciativa e de obrigação do Poder Executivo. “O projeto já foi transformado em lei, a de nº. 7.578/2011, e publicado sem os dois artigos referidos”, acresceu o autor, não fazendo restrições aos vetos realizados.

Segundo relatos, o Círio de Ponta de Pedras é datado de novembro de 1892. E já naquela época, há registros da presença de anjos, marujos, berlinda e corda. “A atual berlinda, erigida em cedro marajoara, ostenta uma cruz estilizada, ornamentada por pomba, esculturas angelicais e a imagem da virgem ao Centro do alto”, descreve o deputado em sua justificativa ao projeto.

A corda é confeccionada pelos comunitários locais, que utilizam a fibra de coco como matéria prima. As festividades se iniciam no mês de outubro, em homenagem ao Círio de Nazaré, em Belém, e a programação litúrgica e cultural se estende até a data do Círio da Conceição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário