quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Vitamina C ajuda a combater doenças e deve ser consumida diariamente

A vitamina C é fundamental para a prevenção de doenças, como anemia e resfriados, além de preservar a elasticidade e a resistência da pele e favorecer a absorção de cálcio e, por consequência, o fortalecimento dos ossos.

Os sucos são as opções que mais contém essa vitamina. O refresco de limão, recém-preparado, tem em torno de 25%; o de manga, tem 15%; e o de ameixa, quase 13%. Para ter o resultado esperado, é preciso beber o suco rápido, porque a vitamina C evapora. “A vitamina C é uma vitamina muito instável. Ela é comprometida pelo calor, pelo ambiente e pela luz, então no simples fato de cortar uma fruta, você já está perdendo vitamina C”, explica a nutricionista Sílvia Alexius.

Após quatro horas, a quantidade de vitamina C na limonada e no suco de manga diminui 5%. No de ameixa, houve a maior perda: 7,5%. Se o suco for deixado paro dia seguinte, então, a redução pode chegar a 30%. Depois de três dias, não sobra quase nada. “O consumo tem que ser diário, já que não fica estoque no nosso organismo”, orienta a nutricionista.

Um adulto deve ingerir 90 miligramas de vitamina C por dia. Silvia ensina a receita de um suco que tem exatamente essa quantidade. É só bater no liquidificador dois copos de água, uma banana, meia maçã, folhas de hortelã e uma colher de sopa de gérmen de trigo.


Fonte: Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário