segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Fiéis se despedem da imagem de Nossa Senhora durante o Recírio

Emoção, fé e saudade. Foi com esse sentimento que milhares de fiéis se despediram da imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré, durante a última procissão do Círio 2011, o Recírio. A romaria, que é umas das mais rápidas da festividade, percorreu 650 metros, durou pouco mais de 45 minutos e segundo estimativa do Corpo de Bombeiros, atraiu cerca de 50 mil pessoas. Por ser considerada tranquila, era possível perceber a presença, em massa de pessoas idosas. “Não consigo mais acompanhar o domingo do Círio porque dá muita gente. Fico ansiosa esperando o Recírio chegar para poder ver a santinha de perto”, comentou a dona de casa Anita Ferreira, 77 anos.


Homens do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil estavam atentos para atender a demanda necessária da romaria. “Nossa preocupação maior é com os idosos, até porque como a romaria é muito cedo, geralmente eles saem de casa sem comer nada e ficam fracos”, afirmou o coronel Sérgio Morais. Um hospital de campanha dos bombeiros foi montado na praça Santuário, unidades moveis também foram colocadas em pontos estratégicos. Além disso, homens da Polícia Militar e uma delegacia móvel da Policia Civil estavam a disposição da população que acompanhou a festa, que começou bem cedo.

Às 5h30 da manhã, os fiéis já lotavam a Basílica de Nazaré para acompanhar a subida da imagem original ao Glória, que passou 15 dias em um andor, na parte de baixo do altar-mor. Em seguida, uma missa campal foi realizada na Praça Santuário, em frente à Basílica, pelo arcebispo metropolitano Dom Alberto Taveira, pelo Arcebispo Emérito de Belém, Dom Vicente Zico e pelo bispo auxiliar Dom Teodoro Tavares. “Nós fizemos uma linda caminhada até aqui e hoje estamos nos despedindo de Nossa Senhora. Mas, as homenagens e a nossa devoção devem continuar durante o ano inteiro”, ressaltou Dom Alberto.

Segurando lenços brancos nas mãos, os devotos cantavam e rezavam prestando a última homenagem à Rainha da Amazônia. “Vim aqui para agradecer por toda graça que consegui alcançar. Também vim para me despedir e dizer para nossa mãezinha que nós encontraremos, com toda certeza no Círio do ano que vem”, disse a aposentada Maria Lúcia Torres, 68 anos. A Festa de Nazaré é uma realização da Arquidiocese de Belém, Basílica Santuário de Nazaré, Diretoria da Festa de Nazaré, Governo do Estado do Pará e Prefeitura de Belém.

Segurança e saúde – Durante a festividade, o Governo do Pará designou um efetivo de mais de 10 mil servidores para trabalhar durante todas procissões da Festa de Nazaré. A PM contou com um efetivo de 3.500 homens distribuídos em grupos. A Polícia Civil trabalhou com mais de 200 servidores, entre investigadores e técnicos de informática, além de duas delegacias móveis instaladas em pontos estratégicos.

O Corpo de Bombeiros colocou um efetivo de 1.300 homens para atuar durante as onze romarias. Na área da saúde, a estrutura da Secretaria de Estado de Saúde (Sespa) atuou com profissionais que trabalharam em parceria com outros profissionais do município e da Cruz Vermelha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário