quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Capital paraense ganha Escola de Gestão Pública

Foi assinado na manhã desta quinta-feira (22), pelo prefeito de Belém, Duciomar Costa, o Projeto de Lei que transforma o Centro de Especialização e Capacitação Profissional (Cecap) da Secretaria Municipal de Administração (Semad) em Escola de Gestão Pública do Município de Belém (EGP-Belém). Com a assinatura do documento, que ainda será submetido à apreciação dos vereadores na Câmara Municipal de Belém (CMB), a unidade educacional especializada na qualificação profissional do servidor público ganha outro patamar, passando a contar, inclusive, com parceiros como instituições privadas de ensino superior.

A cerimônia de assinatura serviu também para que servidores e autoridades presentes pudessem conhecer as novas instalações da EGP-Belém, que já está funcionando, na Rua Domingos Marreiros, nº 1792 – entre as ruas Quatorze de Abril e Castelo Branco. Conforme avalia o prefeito Duciomar Costa, é grande a necessidade de qualificar o servidor, para que o funcionalismo público municipal esteja preparado para enfrentar às mudanças na economia e nas legislações, que ocorrem frequentemente. “O setor ambiental, por exemplo, é um dos que mais apresenta alterações, e por isso, é preciso que o servidor esteja atento e sempre treinado”, orienta.

De acordo com o prefeito, a intenção de criar a EGP-Belém vai de encontro com a política do melhor serviço a ser prestado ao cidadão belenense. “É um motivo de alegria poder cumprir com esta obrigação, porque sabemos que dentro desta Escola, os servidores poderão superar dificuldades, e consequentemente atender melhor ao munícipe”, afirma, enfatizando que as obras são tão importantes quanto às pessoas que atendem à população, independentemente do serviço público que está sendo prestado. “Estamos entregando este local, para que o servidor possa se preparar sem custo algum”, acrescenta.

Em quase dois anos de existência, o Cecap qualificou 3.291 servidores nas mais diversas áreas do conhecimento, entre elas, a humanização nos serviços da gestão pública, a redação oficial, a saúde e qualidade de vida, as questões ambientais, entre outras. A Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) foi a que mais participou dos cursos livres do Centro, com quase 18% do total de servidores capacitados. A servidora que melhor aproveitou os cursos no Cecap foi Eliana do Socorro Monteiro, que atua no setor de atendimento básico à saúde da Sesma. Durante a cerimônia de entrega das novas instalações da EGP-Belém, Monteiro foi condecorada com um diploma de funcionária pública padrão.

A facilitadora e socióloga Conceição Baía também recebeu uma comenda, das mãos do Prefeito de Belém, representando os educadores que ministraram os cursos do Cecap nos últimos dois anos. A coordenadora geral da EGP-Belém, Marlene Pereira, em discurso realizado durante o rito, agradeceu ao empenho de professores, parceiros e, sobretudo da equipe técnica da Escola. “Aproveitamos a oportunidade para renovar os laços de amizade e compromisso. A contribuição dos parceiros continua com elevado grau de importância, para que a Escola de Gestão do Município de Belém esteja sempre de portas abertas a todos”, finalizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário