quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Sol, gravidez, acne, depilação e insetos podem dar manchas de pele

Manchas de pele podem ser causadas pelo sol, pela gravidez, por espinhas, picadas de inseto ou depilação. Mas essas marcas, muitas vezes permanentes, podem ser amenizadas.

Para explicar quando – e quanto – usar protetor solar, hidratante e maquiagem, a dermatologista Márcia Purceli esteve presente no Bem Estar desta segunda-feira (29), ao lado da maquiadora Simone Barcelos. A médica falou sobre os seis tipos de pele existentes, que influenciam no aparecimento de manchas, e os efeitos cumulativos dos raios ultravioleta, que podem levar até 30 anos para provocar os primeiros sinais.


A melanina é uma proteína que dá pigmentação e é produzida por células chamadas melacócitos. É responsável pela cor da pele, dos olhos e dos cabelos, e também serve para proteger o corpo contra os raios ultravioleta.

Existem três tipos de manchas escuras: melanoses (superficiais), melasmas (profundos) e hiperpigmentações pós-inflamatórias. Há também manchas brancas – leucodermia solar –, popularmente conhecidas como sardas brancas.

Nas ruas de São Paulo, a repórter Marina Araújo e a dermatologista Denise Steiner foram conferir como está a pele do brasileiro, um povo com muita mistura entre índios, brancos e negros – o que facilita o aparecimento das manchas.

Ao usar protetor solar, é importante verificar o rótulo. Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), devem-se observar o prazo de validade, a indicação de reaplicação, orientações e advertências (como “Atenção: este produto não oferece nenhuma proteção contra insolação"). Se a criança tiver menos de 6 meses, é preciso consultar um médico antes de passar o filtro.

Na gravidez, há uma hiperprodução de estrógeno (hormônio feminino), o que pode causar manchas. Pílulas anticoncepcionais com alta dosagem hormonal podem ter o mesmo efeito em algumas mulheres. Quem já deu à luz deve esperar um ano após o nascimento do bebê para a reversão das marcas. Se elas não desaparecem nesse prazo, é porque dificilmente sairão sem tratamento médico.



Fonte: Bem Estar

Nenhum comentário:

Postar um comentário