segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Caspa, inimiga declarada: conheça as estratégias certas para acabar com ela

Descamação. Nem sujeira nem doença. Caspa — ou dermatite seborreica — é um problema de pele não contagioso, mas capaz de tirar o sono de muita gente. Nada adianta ter um cabelo cheiroso, brilhoso e macio se, uma sombra branca cai sobre os ombros com o peso de uma pedra. — Ter uma pele oleosa mas não lavar o cabelo todos os dias, se alimentar mal, abusar de condicionadores na raiz dos fios, usar xampus inadequados ou estar fortemente exposto ao estresse são alguns dos fatores que abrem as portas para a indesejada caspa — enumera o cabeleireiro Sandro Rangel, que há 27 anos desvenda os mistérios escondidos sob os fios na cabeça de homens e mulheres.

1: Uma massagem capilar, diariamente, ajuda a ativar a circulação no couro cabeludo. Passe pelo menos cinco minutos pressionando a cabeça com a ponta dos dedos durante o banho. Além de evitar o acúmulo de sebo e o surgimento da caspa, o hábito diminui o estresse.

2: Já que o mês de agosto está terminando sem levar o frio junto, é bom saber: não há estudos que relacionem o nível de incidência da caspa com determinadas estações do ano. No entanto, são os hábitos que assumimos no inverno que favorecem seu surgimento. Lavar menos o cabelo e preferir banho quente são alguns deles.

3: Manter o secador afastado do couro cabeludo durante a secagem (a distância recomendada equivale a duas mãos); escovar o cabelo antes do banho para que a oleosidade da raiz seja naturalmente transportada até as pontas dos fios.

4: Aplicar condicionador apenas nas pontas dos fios; evitar água quente, que dilata os poros e ativa a produção de sebo; consumir bebidas alcoólicas com moderação. Estudos alertam que o álcool inibe a atividade de vitaminas do complexo B, causando desequilíbrio das glândulas, gerando hipersecreção sebácea e formando a caspa.

5: Resistir à tentação de usar as unhas na hora de massagear ou lavar a cabeça; massagear o couro cabeludo com a ponta dos dedos durante as lavagens ativa a circulação; incluir frutas e legumes na alimentação diária e evitar gordura e açúcar em excesso. A caspa também tem relação com distúrbios digestivos. Uma alimentação pouco saudável é um agente desencadeador desse mal, que atinge quase metade dos brasileiros.




Fonte: Extra

Nenhum comentário:

Postar um comentário