terça-feira, 30 de agosto de 2011

Bullying será tema de discussão na XV Feira do Livro em Belém

Nos últimos dois anos, a discussão sobre o bullying na escola tornou-se mais frenquente. Governo, escola e família, procuram maneira de identificar as brincadeira, e evitar tragédias como a chacina em Realengo, no Rio de Janeiro, onde 13 crianças foram mortas por um ex-aluno da escola.

Na XV edição da Feira do Pan-Amazônica do Livro, que começa nesta sexta-feira (2) e termina no próximo domingo (11), um dos temas discutidos no evento será o bullying. O problema será abordado em uma sócio-dramatização realizada por alunos da Escola Estadual Maria Araújo Figueiredo e com a palestra dos pesquisadores especialistas no assunto, como Cleo Fante, e o pesquisador da Universidade Federal do Pará, Reinaldo Pontes.

Uma parceria entre uma universidade particular e a Unesco começou a fazer o mapa da violência dentro das escolas do Pará. Batizado de Observatório da Violência, o projeto foi coordenado pelo doutor Reinaldo Pontes de 2004 a 2011. “As formas de violências, numa sociedade desigual como a nossa, nascem principalmente da banalização de existirem pessoas com direito a uma vida de qualidade ao lado de outras consideradas inferiores. A disseminação de valores como o individualismo e consumismo, vai imprimindo na formação do caráter de crianças e jovens hierarquizações problemáticas, levando alguns a pensar que não tem nada de mais em humilhar, discriminar e apelidar outros”, explica Reinaldo. 

Mesmo com o problema identificado, é necessário haja uma união entre a escola e a família para combater diretamente esse problema social. “As escolas devem, primeiramente, reconhecer o bullying e diferenciá-lo das brincadeiras cotidianas. É necessário fazer um diagnóstico da escola, convocar toda a comunidade escolar para uma ampla discussão.”, afirma a pesquisadora.


Serviço:

Papo Cabeça: Palestra com Cleo Fante e Reinaldo Pontes
Dia 07/09
Hora: Ás 15h30
Local: Coliseu das Artes (Hangar - Centro de Convenções da Amazônia)


Sócio-Dramatização: Há sonho com Bullying?
Alunos da Escola Maria Araújo Figueiredo
Dia: 08/09
Hora: 10h30
Local: Coliseu das Artes (Hangar Centro de Convenções da Amazônia)  

Nenhum comentário:

Postar um comentário